Pesquisar no site

Contato

BN Sports
Rio de Janeiro - Brasil

0055 021 7887 0623
0055 021 9316 8173
0055 021 7827 4836
55* 23* 25136

Othon Valentim

Após uma longa temporada no mundo árabe, onde treinei algumas das principais equipes da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait, tenho planos de trabalhar novamente no Brasil onde tive a oportunidade de estar à frente de muitas equipes como Botafogo, Fluminense, Joinville, Goiás, América Mineiro, Atlético Goianiense, Goiânia, Americano, Entrerriense e São José (SP).

Como jogador profissional, iniciei minha carreira no Botafogo, onde aos 19 anos de idade tive o prazer e a honra de jogar com Manga, Nilton Santos, Rildo, Amarildo, Zagalo, Garrincha, Gerson e Jairzinho.

Joguei em vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, nas equipes do Botafogo e do Olaria; no Rio Grande do Sul, pelo Internacional – onde formei ataque com Valdomiro, Bráulio e Claudiomiro; na Bahia, pelo Bahia e Ypiranga; em Minas Gerais pelo Uberlândia; e em Goiás pelo Goiânia.

Também tive uma experiência internacional como jogador profissional, ao trabalhar na Colômbia, pelo Atlético Junior de Barranquilha.

Pela Seleção Brasileira fui Campeão Pan-Americano e Pré-Olímpico, além de haver jogado nas Olimpíadas do Japão.

Após encerrar a carreira de jogador formei-me em Educação Física, tendo feito Pós-Graduação em Futebol.

Ao começar a trabalhar, procurei exercer todas as diferentes funções referentes a um membro de Comissão Técnica desse esporte - preparador físico, treinador de goleiro, auxiliar técnico e treinador. Percorri todas as categorias (desde a base até o profissional), subindo assim de degrau em degrau, objetivando somar o máximo de conhecimentos inerentes a cada uma dessas funções.

Em 1981 assumi a Direção Técnica do time principal do Botafogo. Desde então tenho como objetivo principal vencer e conquistar títulos, mas sempre visando a otimização do desempenho dos times e seus jogadores, desenvolvendo-os e aprimorando-os, criando neles um novo diferencial competitivo.

Através de constante atualização e aprimoramento de meus conhecimentos e metodologias, percebi que teria que aprofundar-me ainda mais em um trabalho investigativo de situações recorrentes que de fato ajudam a decidir os jogos e que ainda não eram devidamente trabalhadas no futebol.

Pude assim entender e ter a certeza de que também no futebol, o essencial, o imprescindível e o mais importante nem sempre estão visíveis.

Criei, então, um método próprio que me proporciona ler os mínimos detalhes técnicos e táticos do jogo, enxergar o íntimo de suas minúcias e fazer o uso adequado e potencializador delas.

Todo esse longo e compensador trabalho me proporcionou escrever com muita segurança, entusiasmo e confiança o livro "A Tática Individual Para O Jogo Coletivo: Futebol De Excelência”, que será publicado ainda este ano sendo acompanhado de um DVD contendo todas as situações de jogo nele citadas e comentadas.

Para que o Método seja implementado com sucesso, é preciso que seja adotada uma Cultura de Excelência no futebol baseada numa busca constante e permanente da perfeição e do erro zero no dia-a-dia dos treinamentos e dos jogos.  Para isso é imprescindível e fundamental o conhecimento, o talento e a capacidade de criação, de imaginação e de ambição do treinador, num comprometimento profundo e investigativo com esta arte que é o futebol.

Todos esses conteúdos da Tática Individual podem ser ministrados num curto espaço de tempo, pois são facilmente incorporados pelos seus jogadores.  

Eu tenho a mais absoluta certeza de que a atuação do treinador e a sua contribuição para o futebol - para o seu time, para o seu clube, para os seus jogadores e torcedores - pode e deve ser muito mais abrangente, efetiva e relevante do que tem sido até hoje.